A Comissão Anísio Teixeira de Memória e Verdade da Universidade de Brasília (UnB) faz audiência pública hoje, às 14h30. Com a presença do ex-reitor Antonio Ibañez Ruiz e do jornalista Romário Schettino, presidente do Conselho de Cultura do DF, o evento é aberto e ocorre no auditório da Reitoria.

Criada em agosto de 2012, a comissão tem o papel de investigar violações de direitos humanos, perseguições políticas, funcionamento dos mecanismos repressivos e formas de resistência, na UnB, durante o regime civil-militar (1964-1988). A comissão tem levantado e sistematizado informações desde o seu lançamento, quando começou a apurar as causas de morte de Anísio Teixeira, um dos criadores da UnB.

Entre maio e junho, estão programadas duas audiências públicas: uma com a participação do professor Antônio Ibañez Ruiz, ex-reitor da UnB e outra com a presença do senador Cristovam Buarque, que também dirigiu a instituição. Serão ouvidos ainda ex-professores e ex-alunos da universidade.

A comissão também inicia, neste mês, as atividades de oitiva e registro dos relatos de vítimas, familiares de vítimas e testemunhas de atos de violação de direitos humanos e liberdades individuais praticados por agentes públicos contra membros da comunidade universitária.